top of page
Buscar

A arte de dizer NÃO: minhas prioridades vs. suas prioridades

  • Foto do escritor: Virginia Motta
    Virginia Motta
  • 30 de mai. de 2023
  • 2 min de leitura





Quantas vezes você já colocou as prioridades das pessoas à frente das suas? Provavelmente, várias. Fazemos isso, em grande parte, porque a nossa cultura é de sempre agradar o outro (péssimo hábito, diga-se de passagem). Temos dificuldade para dizer NÃO para aquela reunião desnecessária, aquele prazo sem sentido ou aquela tarefa que vai acabar atrapalhando o desenvolvimento das suas atividades.

Por termos dificuldade de dizer NÃO, acabamos, sem perceber, entrando na dinâmica de tornar a prioridade do outro a nossa prioridade. Mesmo que isso signifique sacrificar nossa rotina ou comprometer nossos momentos de lazer. E claro que nos arrependemos depois de ter aceitado.

Durante as minhas mentorias, a habilidade de dizer NÃO é uma das que mais trabalhamos e a maior dificuldade de todos. Chega a ser um exercício diário, na maioria das vezes. O principal fator que identifico nas pessoas é o sentimento de culpa por não aceitar o que o outro está pedindo. As pessoas precisam cuidar mais de si e da sua saúde mental. Precisamos nos tornar melhores em entender o que realmente importa nas nossas vidas e rotina, quais são as prioridades e estabelecer limites.

Negociar um prazo ou não participar de uma reunião que sua presença é desnecessária não te torna um líder ‘fraco’ ou menos produtivo. Sempre me recordo de uma frase do Steve Jobs quando falo deste assunto: “as pessoas pensam que foco significa dizer sim para as coisas em que você precisa se concentrar. Mas isso não é, em absoluto, o que significa foco. Foco é dizer não para as centenas de outras boas ideias que estão por aí. É preciso escolher com cuidado.” No fim das contas, é real o fato de quem quer ter foco em tudo, não tem foco em nada.

Falta em algumas pessoas um pouco de coragem e clareza de que elas não perderão o respeito e a admiração (muito menos o cargo) ao dizer: “não consigo fazer agora” ou “não vejo sentido na minha participação nesta reunião”. Dizer um NÃO bem calculado, gentil e firme, pode trazer resultados incríveis. Precisamos focar no que é realmente essencial e importante, principalmente em momentos estratégicos.

Que tal você começar a praticar a arte de dizer NÃO e analisar se realmente a prioridade do outro é mais importante que a sua?


 
 
 
  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

© 2021 - Todos os direitos reservados.

bottom of page