Adaptabilidade: uma das competências mais importantes da atualidade
- Virginia Motta
- 18 de mai. de 2023
- 2 min de leitura

Desde Charles Darwin, estamos acostumados a ler que a sobrevivência das espécies está diretamente relacionada com a sua capacidade de se adaptar ao meio, e isso nunca ficou tão claro e evidente como nos últimos anos. Porém, temos que acrescentar mais uma palavra a este conceito: velocidade.
Uma vez, um antropólogo me disse: a humanidade passa por grandes revoluções e transformações a cada 100 anos, principalmente quando o assunto é economia. Ele me disse esta frase por volta do ano de 2007 e estávamos começando a entrar na recessão global. Mal sabíamos o que estava por vir. Aquelas palavras ficaram marcadas na minha mente e nunca mais fui capaz de esquecê-las. Desde então, venho observando e estudando como o universo de trabalho tem mudado.
Desde que entramos na Era Digital, as competências agilidade e adaptabilidade são pré-requisitos de toda e qualquer contratação. A tecnologia não faz mais parte da vida apenas das novas gerações. Desde crianças até pessoas da terceira idade desenvolveram habilidades tecnológicas para sobreviverem a este novo mundo.
Além de tudo isso, somou-se o fato de passarmos por uma pandemia que varreu o mundo da noite para o dia. Pessoas e empresas tiveram que se reinventar para superarem esta fase. Algumas se saíram muito bem, outras ficaram pelo caminho. Mas a grande verdade é que nunca mais o mundo será o mesmo desde o COVID-19. Se Darwin estivesse vivo diria: a adaptação aos efeitos gerais da COVID será uma questão de sobrevivência. E aquele antropólogo que citei anteriormente completaria: E só sobreviverá aqueles que se adaptarem rápido.
Novas adaptações já estão por vir. A inteligência artificial não é uma realidade distante presente apenas nos filmes de Hollywood. Ela já está entre nós, fazendo parte das nossas vidas e cotidiano. Em questão de dias, a habilidade de usar o ChatGPT já virou requisito de muitas empresas. Estamos entrando em uma era de maior prosperidade e desenvolvimento ou estamos à beira de um caos econômico e social? Teremos que esperar mais alguns anos para saber a resposta. Mas uma coisa eu garanto, qualquer que seja o resultado, as competências de adaptabilidade e agilidade serão os grandes diferenciais dos ‘sobreviventes’.
Comments