Busca booleana na prática!
- Virginia Motta
- 15 de jun. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de jun. de 2023

A busca booleana é uma técnica de pesquisa que permite aos usuários realizar consultas avançadas em bancos de dados, sistemas de busca na web e outros tipos de fontes de informações. Os operadores booleanos são baseados na lógica booleana, iniciada lá no século XIX por George Boole, que utiliza valores lógicos de "verdadeiro" e "falso" para tomar decisões.
Apesar de existir vários mecanismos de busca rápida de vagas ou candidatos, muitas pessoas não entendem como utilizá-los, por isso, trouxemos a explicação de como funciona esse tipo de busca, que beneficia recrutadores e até mesmo quem procura por um emprego, principalmente na área de tecnologia!
Primeiro devemos entender que uma busca envolve o uso de operadores booleanos, como "AND", "OR" e "NOT", para combinar ou excluir termos de pesquisa e refinar os resultados. Então, vamos a um passo a passo básico para realizar uma busca booleana:
Identifique os termos-chave da sua pesquisa: Comece identificando os principais termos que descrevem o que você está procurando. Eles serão os elementos básicos da sua pesquisa booleana.
Determine os operadores booleanos a serem usados: Decida quais operadores booleanos você precisa usar para combinar ou excluir os termos da pesquisa. Os mais comuns são "AND", "OR" e "NOT", mas temos uma infinidade para escolher.
Defina a expressão booleana: Crie a expressão combinando os termos-chave e os operadores booleanos de acordo com a lógica da sua pesquisa. Você pode agrupá-los com parênteses para controlar a ordem das operações.
Execute a busca: Insira a expressão booleana em um mecanismo de busca, banco de dados ou sistema de pesquisa. Certifique-se de usar a sintaxe correta para os operadores, pois pode variar dependendo da plataforma que você está usando.
Avalie os resultados: Analise os resultados da busca para ver se eles correspondem ao que você estava procurando. Você pode refinar ainda mais a busca, ajustando a expressão booleana e repetindo o processo se necessário.
Ainda está confuso? Bora para a prática:
Situação:
Você quer procurar um candidato para a vaga de analista em São Paulo, que pode ser formado em marketing e não em contabilidade. Opções de pesquisa:
AND ou E- "Analista AND SP”
Or ou OU- "Analista Or Marketing"
NOT ou NÃO- "Analista not contabilidade"
Você pode fazer as buscas com palavras compostas também, misturando esses e demais operadores (são vários), a ideia é que você encontre o que está procurando de maneira rápida e assertiva.
Candidatos já estão organizando suas redes sociais para serem inseridos nos resultados de pesquisas e utilizando a busca booleana para encontrar vagas internacionais e até mesmo remotas. Dá para brincar bastante!
É uma técnica flexível e poderosa, mas requer algum conhecimento sobre os termos de pesquisa e a lógica da sua consulta. Praticar e experimentar diferentes combinações de termos e operadores ajudará você a aprimorar suas habilidades de hunter!
Gostou? Comente nas nossas páginas da @involvemais!
Comments