top of page
Buscar

Como motivar a equipe quando sua motivação está lá no pé?

  • Foto do escritor: Virginia Motta
    Virginia Motta
  • 9 de mai. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 11 de mai. de 2023


O papel do líder é guiar o time para que ele alcance os resultados desejados, portanto, para conseguir isso, ele precisa se sentir confiante e motivado. Afinal, é considerado a inspiração de muitos, não é mesmo?! Eu te digo que no mundo ideal, a melhor resposta seria SIM, mas mas no real, NÃO.


Se manter motivado e confiante a maior parte do tempo não é uma tarefa fácil. Os líderes são responsáveis por gerenciar as atividades, participar de um monte de reuniões que poderiam ser resolvidas com um e-mail, pensar fora da caixa para criar novos projetos que os concorrentes ainda não pensaram, solucionar problemas, gerenciar conflitos e ainda manter a moral do time elevada. Ufa! Só de enumerar essas responsabilidades já fiquei cansada 😂.

Então eu pergunto: com este tanto de responsabilidades (nem falamos da vida pessoal), como manter a motivação? Complicado, né?


Ser um líder inspirador, com todos estes atributos, é quase que ser um super herói. Mas eu vou te contar uma coisa: ser esta pessoa perfeita 100% do tempo é IMPOSSÍVEL. Não me venham com histórias que fulano consegue porque não é verdade. Somos todos humanos, não super heróis. Vamos deixar esses para o pessoal da Marvel e cia 🦹🏽‍♀️🦹🏻‍♂️.


Em janeiro deste ano, a Diana Gabanyi (CEO da The School of Life) escreveu um artigo para a Você RH bem interessante e que discute exatamente este tema (se você não leu a matéria, recomendo! Segue o título para você pesquisar: Como inspirar pessoas quando sua motivação não está uma maravilha). A matéria fala mais dos colaboradores, por isso optamos por direcionar o nosso foco para a liderança. Te adianto que as dicas que ela deu servem para os dois lados: líderes e liderados.


Top 5 dicas para se manter motivado:

Liberdade: priorize a liberdade para executar suas atividades. Busque caminhos e soluções por conta própria e alinhe com a sua gestão a entrega dos resultados. Não faça e nem deixe que suas tarefas sejam microgerenciadas.

Sentido: busque sentido para as suas tarefas e metas. Executar ações que sabemos a razão e o impacto delas, aumenta a nossa motivação em realizá-las. Perceba que suas contribuições são importantes e necessárias para a empresa.

Desafio: não tenha medo do novo e, se tiver medo, vai com medo mesmo. O desafio é uma excelente fonte impulsionadora. Confie nas suas habilidades e conhecimentos para realizar novos projetos e soluções. Confie no seu potencial e vá em frente.

Feedback: você não deve só dar feedback. Busque feedback sobre o seu trabalho, ações e personalidade com frequência. Todos estamos em processo de evolução e ter um retorno sobre como estamos indo é crucial para se manter motivado.

Reconhecimento: você é merecedor de reconhecimento. Celebre as suas conquistas e tenha orgulho dos seus resultados. Você se empenhou muito para chegar na posição de liderança e para executar suas atividades. Desfrute os bons momentos.


Se manter motivado não é uma tarefa fácil, mas muito necessária para você continuar realizando um bom trabalho. Não pense que só a equipe precisa de você! Cuide-se! O amor próprio não é só na nossa vida pessoal, mas na profissional também!


 
 
 

Comments


  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

© 2021 - Todos os direitos reservados.

bottom of page