top of page
Buscar

Cultura organizacional & objetivos estratégicos: a parceria que dá certo

  • Foto do escritor: Eliana Reis
    Eliana Reis
  • 2 de ago. de 2023
  • 3 min de leitura

A cultura organizacional alinhada aos objetivos estratégicos da empresa é de extrema importância para o sucesso e o crescimento sustentável do negócio. Em termos conceituais, dizemos que a cultura se refere ao conjunto de valores, crenças, normas e comportamentos compartilhados por seus membros.

Frequentemente encontramos colaboradores desanimados, pouco participativos e receosos. É mais comum ainda lermos a missão, visão e valores em um quadro lindo de parede, mas a realidade passa longe do que está ali. O que talvez não possa perceber, é que situações como essa impactam negativamente nos resultados da empresa, pois, colaboradores não engajados, não produzem, não inovam e nem tão pouco se identificam com o local de trabalho.

Quer saber como o alinhamento da cultura e objetivos estratégicos da empresa podem te ajudar? Observe:


Objetivos comuns: garante que todos os membros da empresa estejam focados nos mesmos objetivos estratégicos. Isso evita conflitos internos e cria uma força de trabalho coesa e comprometida com a missão da organização.

Coerência na tomada de decisões: fornece uma base comum para a tomada de decisões. Os valores e princípios compartilhados ajudam os líderes e colaboradores a tomar decisões que estejam alinhadas com o propósito de longo prazo da empresa.

Engajamento dos colaboradores: ajuda a atrair e reter talentos que se identifiquem com os valores e as crenças da empresa. Colaboradores engajados tendem a ser mais produtivos e contribuem positivamente para o crescimento da empresa.

Adaptação às mudanças: Uma cultura coesa e alinhada torna mais fácil para a empresa enfrentar mudanças e desafios, pois todos os membros compartilham um senso de propósito e resiliência.

Melhoria do desempenho: Uma cultura que suporta as estratégias da empresa incentiva uma mentalidade de inovação, melhoria contínua e excelência operacional, levando a um desempenho geral mais forte.

Construção da marca: é uma parte essencial de sua identidade e imagem de marca. Uma cultura positiva, alinhada com os valores da empresa, pode atrair clientes e parceiros que compartilham das mesmas crenças.


Para ter bons resultados como os citados, é essencial que a liderança da organização defina claramente o propósito, valores e crenças da empresa e comunique-os de forma consistente a todos os membros da equipe. Além disso, é importante promover uma cultura de feedback aberto e construtivo para garantir que a cultura evolua junto com as necessidades da empresa e do ambiente em que ela opera.

E foi isso que fizemos no mês passado em uma empresa sediada em Campo Grande/MS, especializada em performance automotiva. Foi um trabalho intenso, de grande colaboração e insights positivos.

Primeiramente, juntamente com os líderes, buscamos definir os valores, arquétipos e propósito da empresa (aqui estamos falando dos reais, não o que geralmente costumamos ver pelas paredes). Com esta definição, apresentamos para todos os colaboradores o projeto e fizemos uma pesquisa a nível geral, afinal, a participação de 100% da empresa é essencial para que a transformação cultural seja feita.

Em seguida foi desenhado um relatório dividido em fases e apresentado para lideranças, COO, CEO e demais pessoas, no intuito também de gerar um plano de ações para mudança dos problemas encontrados. Vale a pena ressaltar que nesta fase contamos com a plataforma da Team Hub, que foi essencial para nos ajudar nesta missão. Assim, identificamos qual seria a cultura instalada e quais ações deveriam ser tomadas nos próximos meses para implementar a cultura desejada, buscando elevar também o nível de engajamento no processo de mudança.

De cara vimos que as ideias foram bem aceitas por todas as partes e já estão sendo implementadas, com participação geral, assim como foi definido. Esse é o nosso objetivo, promover colaboração, inovação e bons frutos de um trabalho sensacional!




 
 
 

Comments


  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

© 2021 - Todos os direitos reservados.

bottom of page