top of page
Buscar

Recrutamento feito pelo líder dá certo? -

  • Foto do escritor: Virginia Motta
    Virginia Motta
  • 26 de abr. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 11 de mai. de 2023

Como as pequenas empresas podem otimizar seus processos de contratação.

Penso que realizar um BOM processo seletivo é um dos maiores desafios de qualquer empresa, isso porque existe um custo indireto envolvido que normalmente as pessoas não consideram. Um processo de seleção mal planejado pode acarretar:

  • Prejuízo para a marca empregadora;

  • Atraso nas entregas para os clientes;

  • Ansiedade nos colaboradores;

  • Frustração da liderança;

  • Estresse excessivo do recrutador e dos candidatos;

  • Re-treinamento do novo colaborador;

  • Diminuição da produtividade;

  • Sobrecarga da equipe;

Esses são só alguns dos exemplos dos custos envolvidos que não são percebidos, além deles, temos os custos diretos com anúncios de vagas, testes pagos, tempo das pessoas envolvidas, horas extras e despesas trabalhistas. Tais coisas não são novidades para nenhuma grande empresa, mas e para as pequenas? Aquelas que têm até 30 funcionários? Será que o CEO está ciente disso?


A solução mais simples para este problema é contratar um profissional especializado, mas nem toda empresa tem condições financeiras para fazer isso e seguem fazendo seus processos da maneira que aprenderam ao longo da sua carreira, muitas vezes, repetindo os mesmos erros e não conseguindo pensar fora da caixa.


Quando fundamos a 2+, tínhamos um único objetivo: ajudar as pequenas empresas a ter seus processos de gestão de pessoas estruturados e dar condição para elas competirem, com mais igualdade, com as grandes. Queríamos potencializar os pequenos negócios e trazer mais inclusão para o mundo corporativo. Confesso que não é um desafio fácil, temos que encontrar soluções e estratégias diariamente para atingir nosso propósito, mas, já fazem 4 anos que estamos conseguindo atingir nosso objetivo com êxito e ajudando diversas áreas.

Quando apresentamos nosso portfólio para um cliente, ele sempre diz: “ -Precisamos contratar alguém para cuidar do RH e adquirir a ferramenta XPTO que está todo mundo usando, mas não temos orçamento para isso. Nosso processo seletivo demora ou erramos na contratação porque não temos uma pessoa dedicada só para isso e nem as ferramentas corretas.” Mas e se eu te contar que você não precisa de um profissional só para isso e nem contratar a ferramenta XPTO? (pausa para reflexão e cara de espanto do cliente).


Na verdade, quase tudo dentro do mundo dos negócios está relacionado com planejamento e estrutura. Aprendi isso logo cedo, quando era membro de um grupo da minha antiga empresa. Durante 3 anos convivi com pessoas de diferentes áreas e níveis hierárquicos que me ensinaram muito e não se importavam com a minha inexperiência. Este grupo indicou a leitura do livro Execução do Larry Bossidy e Ram Charan, que nos ensina como fechar a lacuna entre os resultados prometidos e os alcançados através de um bom planejamento e do acompanhamento da execução.


Então eu pergunto: quem melhor do que o líder para fazer um processo seletivo? Ele é a pessoa ideal para fazer o planejamento da vaga, definir o perfil que busca, escolher os requisitos que não pode abrir mão e falar onde estão os potenciais candidatos. Posso garantir que 60 minutos fazendo o planejamento de uma vaga vão te economizar muitas horas (ou até dias) no processo seletivo. Você só precisa de um documento do Word para anotar tudo e organizar as ideias. Com o planejamento pronto, é só colocar em execução (repare que até agora não gastei nenhum centavo do orçamento).


Durante a execução, o líder precisa acompanhar todas as fases e, se possível, participar de verdade. Assim, ele irá encontrar esta pessoa muito mais rápido porque só irá envolver pessoas e colocar fases do processo que realmente façam sentido para o que está procurando (pelo amor de Deus, vamos parar de colocar testes desnecessários para os candidatos, precisamos de agilidade). Este acompanhamento da execução pode ser feito através de uma planilha do Excel e alguns lembretes na agenda (continuamos sem gastar nenhum centavo da empresa).


Agora que o líder já está engajado com todo o processo, se desenvolveu na arte de atrair e contratar pessoas e se sente confiante para tomar as melhores decisões, porque não ele mesmo fazer o processo de ponta a ponta? Eu sei… é mais fácil alguém fazer e você se dedicar a outras coisas, mas quando você não tem orçamento, esta não é uma opção viável. Se conversar com os líderes das empresas em que já estruturamos este processo, tenho certeza que todos vão dizer: nem doeu tanto assim fazer o recrutamento!


Tenha em mente: VOCÊ NÃO PRECISA TER 100% DOS PROCESSOS DE RH ESTRUTURADOS DE UMA VEZ SÓ. Dê pequenos passos, comece por um processo, depois outro e outro, até que todos estejam prontos. Um passo de cada vez e sua empresa vai chegar aonde querem 🎯.


Se este artigo faz sentido para você e para a sua empresa, vamos conversar um pouco mais. Tenho certeza que podemos desenvolver um projeto que atenderá suas necessidades e caberá em seu orçamento!


 
 
 

Comments


  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

© 2021 - Todos os direitos reservados.

bottom of page