RH Digital e suas ciladas nos processos de demissão
- Virginia Motta
- 17 de abr. de 2024
- 2 min de leitura

Eu sou uma das maiores defensoras da Era Digital, especialmente no RH, mas também levanto a bandeira de que a Inteligência Artificial nunca poderá substituir o ser humano em tudo, porque sempre haverá a necessidade de alguém por trás para programar ou apertar o botão de ligar.
O que isso significa para mim? Creio que devemos parar de ter medo da tecnologia e aprender a conviver com ela, aprendendo a utilizá-la da maneira correta e não fazer c@gad@!
Hoje, a Tilt (uol) postou uma matéria contando a experiência de algumas pessoas que foram demitidas e receberam o comunicado pelo app da Carteira Digital, antes mesmo da empresa informá-los. Onde está o erro? Infelizmente está no PROCESSO, caros amigos. Atualmente, temos inúmeras empresas que oferecem serviços/plataformas de automatização do operacional do RH, mas muitas estão esquecendo de considerar o planejamento e estrutura do processo quando realizam o onboarding com o cliente. Isso porque os serviços automatizados podem trazer uma dor de cabeça previsível e que pode te levar até mesmo a enfrentar processos trabalhistas e ter aquela boa reputação manchada.
Na matéria da Tilt, o Mateus (29 anos) conta que chegou na empresa para trabalhar, viu a notificação no celular e não entendeu nada, e, quando foi perguntar para o pessoal do RH, eles entenderam menos ainda. Provavelmente alguém programou o lançamento do desligamento no e-Social e não considerou o tempo de comunicação interna antes de efetivar o desligamento no Ministério do Trabalho.
Você acha que acabou por aqui? NÃO! A analista de CRM, Marcia Nishiyama (39 anos) também achou que era um erro do app. Como ninguém sabia o que estava acontecendo, tentaram arrumar desculpas e chegaram até a falar de plano de carreira, mas no final, ela foi demitida mesmo. Será que o pessoal dessa empresa, quando estavam escrevendo o processo de desligamento, não perceberam esse erro que poderia ocasionar uma ação por danos morais?
Agora, o que me bateu mais forte, como especialista em estruturação de processos de RH foi a fala da Ágatha Rosa (publicitária, 32 anos). Ela passou pelo mesmo perrengue e saiu com o pior sentimento/impressão possível: "Eu era apenas um botão de 'contratada/desligada' e tão desconsiderada que me desligaram antes mesmo de me informar pessoalmente da demissão. A empresa se dizia humana, mas deixa 'robôs' informarem o futuro profissional da funcionária."
A tecnologia é maravilhosa e trás vários benefícios para as empresas e pessoas, mas não caia na cilada de descuidar dos processos e estruturas internas do RH. Os sistemas/programas não sabem como é o procedimento de desligamento da sua empresa. Você precisa configurá-lo ou ajustá-lo de acordo com as SUAS NECESSIDADES, e claro, se precisar de ajuda para fazer isso, chama a gente: SOMOS ESPECIALISTAS EM TE AJUDAR A NÃO CAIR EM CILADAS que podem arruinar os resultados do seu trabalho!
コメント