Ser líder não é mais ambição de muitos jovens
- Virginia Motta
- 26 de mai. de 2023
- 2 min de leitura

O mundo do trabalho está mudando e isso não é novidade para ninguém. É fato que a pandemia acelerou muitas coisas, inclusive o comportamento dos jovens em relação a sua carreira profissional. No mundo pós-pandemia, as pessoas passaram a visitar e revisitar valores, propósitos e estilo de vida, e, para muitos, uma escalada hierárquica não faz mais parte dos seus objetivos.
Um estudo realizado por Gorick Ng, escritor e conselheiro de carreira na Universidade de Harvard, constatou que as prioridades dos profissionais universitários mudaram. Durante a sua pesquisa, apenas 2% relataram que tinham como meta escalar a hierarquia corporativa, traçando o caminho linear de carreira. A maioria das respostas dos pesquisados apontaram maior interesse para o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e estabilidade financeira.
Com o advento da era digital, posições de especialistas são tão ou mais reconhecidas do que as posições de liderança. Este reconhecimento acontece tanto no âmbito social quanto financeiro, o que pode já suprir a necessidade de crescimento profissional que antes era alcançada apenas por cargos de liderança. Além disso, a quantidade de oportunidade de crescimento para os especialistas é muito maior do que para os líderes.
Mas por que o desinteresse pelos cargos de liderança? Podemos acreditar que está associado a grande pressão que o cargo possui e pelo aumento significativo de casos de burnout nos últimos anos. Preparar pessoas para o plano de sucessão dentro das empresas tornou- se uma tarefa complexa e desafiadora para o setor de gestão de pessoas. Estes profissionais estão revendo as competências e habilidades necessárias para desenvolver novos líderes para enfrentar os desafios de um mercado econômico tão turbulento.
De acordo com Rafael Souto, colunista da Você RH, “um mundo em constante e rápida transformação exige uma agenda contemporânea de desenvolvimento de líderes, que oriente a aquisição de um conjunto de habilidades alinhado às necessidades e responsabilidades do papel do líder atual. Mas, de nada adianta melhorar a competência dos líderes e afogá-los na operação, sem deixar espaço para que eles possam praticar a liderança, apoiando e desenvolvendo o time.”
São os novos tempos batendo na nossa porta e ‘exigindo’ que a gente mude também. Por isso, a 2involve+ desenvolveu um processo de mentoria de liderança, para atuais e futuros líderes, baseado nesse novo contexto. Temos o objetivo de ajudar as pessoas a enfrentar o futuro do trabalho e alcançar seus objetivos. Conheça o nosso plano de mentoria e prepare-se para as oportunidades!
Comments