top of page
Buscar

Sobrecarga: chegou a vez do RH?

  • Foto do escritor: Eliana Reis
    Eliana Reis
  • 12 de jul. de 2023
  • 2 min de leitura




Com o passar do tempo, as funções do setor de Recursos Humanos têm se tornado cada vez mais complexas e abrangentes. Além das tarefas tradicionais, como recrutamento, seleção e administração de benefícios, o RH agora também lida com áreas como desenvolvimento de talentos, gestão de desempenho, clima, cultura, diversidade e inclusão, conformidade regulatória, entre outras. Esse aumento da complexidade das responsabilidades do profissional de RH, em detrimento do crescimento das organizações e mudanças nas leis trabalhistas tem ocasionado um aumento preocupante de sobrecarga e consequente piora na saúde mental desses profissionais.

E temos dito: uma matéria da Você RH baseada em uma pesquisa realizada pela Flash Benefícios, identificou que 9 entre 10 profissionais de RH estão sobrecarregados e 59% têm níveis elevados de pressão. Dentre os motivos, a necessidade de estar disponível o tempo todo (27%), falta de reconhecimento (17%) e falta de apoio da liderança (14%) são os mais citados. E a novidade é a mesma: todos apresentam ou já apresentaram algum tipo de problema relacionado à saúde mental, como burnout e ansiedade.

Mas como identificar o que pode estar sobrecarregando o setor? Seguem algumas dicas para ficar de olho:

Exagero na comunicação - O excesso de comunicação, como reuniões repetitivas e longas, pode não trazer soluções rápidas para os problemas e baixar a produtividade da equipe.

Agenda desorganizada- Se o departamento de RH não apresentar uma agenda com fluxo de trabalho estratégico, a equipe pode não entender a ordem de prioridades e se sentir sobrecarregada com a desordem das tarefas.


Além disso, temos que observar a parte comportamental:


Profissional apresenta sintomas- impaciência e nervosismo, distúrbios do sono, desmotivação, dores físicas (como na cabeça e nas costas), improdutividade, dificuldade em se concentrar e distúrbios psíquicos.


O que fazer para evitar a sobrecarga de trabalho do RH?

Evitar a sobrecarga no setor de RH é crucial para garantir o bom funcionamento da equipe e o cumprimento das responsabilidades relacionadas à gestão de pessoas. Estratégias como distribuir responsabilidades de forma equilibrada, estabelecer prioridades em tarefas e concentrar as equipes no mesmo sentido, continuar usando a tecnologia a favor da simplificação e otimização das tarefas, capacitar e desenvolver a equipe no aprimoramento das habilidades são cruciais para o bom andamento do setor, permitindo que as pessoas assumam responsabilidades adicionais e executem suas tarefas de forma mais eficiente.

O equilíbrio trabalho-vida pessoal para profissionais de RH também deve ser colocado em prática. Muitos deles têm jornada dupla, tripla e por ai vai! Por isso, buscar encorajar a promoção de uma cultura de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, incentivando os membros da equipe a fazerem pausas regulares, tirarem férias e a não trabalharem excessivamente é extremamente importante.

Lembre-se de que cada organização é única, e essas estratégias podem ser adaptadas de acordo com as necessidades e recursos disponíveis. O importante é criar um ambiente de trabalho equilibrado e eficiente para a equipe.

E se você, profissional de RH, observar que está sobrecarregado, não espere chegar ao seu limite, busque ajuda e comece a estabelecer prioridades. Em nossa área aprendemos que nenhum CNPJ vale um AVC, assim como nenhum cargo também. Cuide de você!



 
 
 

Comments


  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

© 2021 - Todos os direitos reservados.

bottom of page