Você conhece o seu time?
- Virginia Motta
- 25 de mai. de 2023
- 2 min de leitura

Se eu te perguntar se conhece o seu time, o que você irá me responder? Acredito que seria um sim, afinal, vocês convivem, pelo menos, 8 horas por dia e se comunicam com frequência. Então, vou mudar a minha pergunta: Quais são as aspirações de carreira do seu time? Quais cursos o pessoal está fazendo? Quais foram os últimos livros que eles leram? Qual foi a viagem inesquecível que fizeram? Ficou mais difícil responder, né?
Você sabia que as respostas destas perguntas fazem total diferença na sua liderança e no desempenho do time? Sim, é verdade!
Quanto mais você tem conhecimento sobre as pessoas, mais você compreende qual é o melhor tipo de gestão para cada um e como chegar ao máximo potencial possível.
Quando estabelecemos relações de confiança, os ganhos são extraordinários. A pessoa não tem o sentimento de ser só mais um número no livro de registro de funcionários (isso já é muito ultrapassado, mas existe mais do que imaginamos).O sentimento de pertencimento e o significado do trabalho para o time, gestor e empresa, aumenta o nível de engajamento dos colaboradores.
Se você quer aumentar o engajamento e manter o pessoal motivado, sugiro que frequente participe dos happy hours e se interesse genuinamente pela vida dos funcionários da sua equipe. Utilize as sessões de feedback não apenas para verificar resultados e passar diretrizes, mas também para estabelecer elos de confiança.
A empresa é considerada uma segunda casa e os times uma segunda família, faça isso acontecer na prática e veja o senso de pertencimento fazer mais sentido.
Não estou dizendo que você, líder, precisa conhecer a fundo cada parte do que se passa na cabeça do seu colaborador, mas procure saber pelo menos a metade, já é um salto. Seja mais próximo, empático e, às vezes, sabiamente menos formal, ações como estas geram mais proximidade e o ajuda em todos os aspectos. Invista nessas estratégias e garanta seu sucesso na liderança. Parafraseando algo que li recentemente: “funcionários trabalham para seus líderes, não para as organizações”!
Comments